quarta-feira, 30 de março de 2011

INFORMÁTICA- RECURSO PEDAGÓGICO




A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas.

terça-feira, 29 de março de 2011

Terrário: um pedaço da natureza na sala de aula .



O que mantém plantas e animais vivos? De onde vem a água da chuva? Alunos buscaram essas e outras respostas em um experimento simples realizado em sala de aula.
Seria menos trabalhoso relembrar em um esquema no quadro-negro como a água armazenada na terra se condensa e retorna em forma de chuva para ser novamente absorvida pelas plantas. Mas a professora Alexandra, optou por um caminho bem mais interessante. Os estudantes compreenderam o funcionamento da natureza ao observar, dia a dia, a movimentação dos animais na terra e nas paredes do aquário, o crescimento das plantas e o ciclo da água. O terrário permite explorar, desde as primeiras séries, os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. É testando e comprovando que as crianças fazem ciência exatamente como os cientistas.

COORDENADORA PEDAGÓGICA:SHIRLEY

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA



EDUCAÇÃO FÍSICA E MUITA DISCIPLINA!!!
SÃO ASSIM AS AULAS DO PROFESSOR VAGNER.

ALUNOS DA 1ª FASE DO EJA - SALA DE INFORMÁTICA




Os alunos da 1ª fase do EJA da Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo Nunes,ampliam seus conhecimentos utilizando as tecnologias na Educação.

segunda-feira, 28 de março de 2011

1º ENCONTRO:FORMAÇÃO CONTINUADA-2011




OS PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ELZINHA LIZARDO NUNES,NO DIA 16/03/2011 PARTICIPARAM DO 1º ENCONTRO DA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE TEM POR OBJETIVOS PRINCIPAIS: contribuir com a qualificação da ação docente no sentido de garantir uma aprendizagem efetiva e uma escola de qualidade para todos; contribuir com o desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional,
institucionalizar e fortalecer o trabalho coletivo como meio de reflexão teórica e construção da prática pedagógica

segunda-feira, 21 de março de 2011

EXAMES MÉDICOS OFTALMOLÓGICOS



NOS DIAS 19 E 20 DE MARÇO FORAM REALIZADOS 80 EXAMES MÉDICOS COM OS ALUNOS DA ESCOLA
MUNICIPAL "PROFESSORA ELZINHA LIZARDO NUNES"
NOSSOS AGRADECIMENTOS PELO TRABALHO INCANSÁVEL DO ROTARY CLUB E CASA DA AMIZADE, NOSSOS GRANDES PARCEIROS.

sexta-feira, 18 de março de 2011

MATMÁTICA- APRENDE FAZENDO - MATERIAL DE APOIO DO SISTEMADE ENSINO APRENDE BRASIL

MATEMÁTICA: APRENDE FAZENDO

Alunos da Escola municipal
tem o privilégio de poder
utilizar o material do Sitema de
Ensino Aprende Brasil , que contem atividades
interessantes, e um ensino de
melhor qualidade.
Aula de matemática sobre figuras tridimensionais - chamadas de sólidos geométricos.
Os alunos utilizam o material de apoio para confeccinarem diferentes tipos de sólidos geométricos, facilitando
a aprendizagem dos mesmos.
Coordenadora Pedagógica
Shirley

quinta-feira, 10 de março de 2011

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO- DELMA FAZ HOMENAGENS AS MULHERES

Homenagem dia da mulher!!!

FILME- A PROCURA DA FELICIDADE

FILME- A PROCURA DA FELICIDADE SUPERAÇÃO A TODA PROVA!!!!! VALE A PENA ASSISTIR!!

Roteiro para estudo do filme À Procura da Felicidade DISCIPLINA: __________________________________________________________________ ALUNOS: _____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ROTEIRO PARA ESTUDO DE FILMES SINOPSE O filme À Procura da Felicidade, que conta a história de Chris Gardner, um homem obstinado que luta para sobreviver e sustentar seu filho mesmo sob as mais árduas circunstâncias, sem que isso o faça ignorar os principais valores nem perder as esperanças. Gardner encontra-se nas mais desesperadas situações, sob constante pressão financeira, chegando a dormir no banheiro de uma estação de metrô e depois em abrigos. Nessa jornada angustiante, ainda é abandonado pela mulher, tendo que criar o filho sozinho. Mas nada disso o impede de manter o carinho e passar valiosas lições para seu filho, que depositara total confiança no pai. Os obstáculos parecem intransponíveis, mas a força de vontade de Gardner é ainda maior. TÍTULO ORIGINAL: __________________________________________________________ GÊNERO: ___________________________ TEMA CENTRAL:________________________ TEMPO DE DURAÇÃO: ____________ PAÍS PRODUTOR DO FILME: ______________ DIREÇÃO: _______________________ ELENCO: ___________________________________ ANO DE LANÇAMENTO:________ ÉPOCA EM QUE SE PASSA O FILME:___________





A partir dos textos já trabalhados em sala de aula, responda as questões a seguir: 1. Quais aspectos relacionados às NECESSIDADES HUMANAS você identifica no personagem principal? Justifique. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Destaque os principais aspectos sobre MOTIVAÇÃO identificados no filme _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Descreva um trecho do filme em que você identifica aspectos relacionados à CONFLITOS vivenciados pelo personagem principal e qual seria sua sugestão para resolvê-los? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4. Considerando a cena em “que o próprio pai fala para o filho desistir do sonho de ser um campeão algum dia, e ao perceber o desânimo do garoto, lhe dá uma bronca, explicando que ele não deve jamais deixar outros - inclusive o próprio pai - colocá-lo para baixo, repetir que ele não é capaz de algo”, identifique os principais aspectos sobre a COMUNICAÇÃO distorcida que o pai passa para seu filho. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________